Resumo e conclusão

Aglomerado-de-Ptolomeu - Crédito: ESOEste site apresenta um guia passo a passo para iniciantes em astronomia que queiram comprar um telescópio. Recomenda-se que cada um dos artigos aqui apresentados sejam lidos com atenção para que possa ficar mais esclarecido e assim fazer uma boa opção.

Este “guia para iniciantes” não pretende ser exaustivo, pelo que poderá consultar outras fontes que abordam o tema, no intuito de aprofundar o assunto e assim fazer uma escolha ainda mais consciente.

Resumindo um pouco aquilo que foi sendo explicado ao longo deste pequeno guia para iniciantes, as ideias principais são:

1- O primeiro passo que qualquer iniciante deve dar é conhecer bem o céu noturno a olho nu. Numa primeira abordagem devemos nos familiarizar com as constelações e as principais estrelas.

2 – O passo seguinte é comprar um binóculo para fazer a transição entre a observação a olho nu e a observação através de um telescópio astronómico. Este passo não sendo totalmente “obrigatório” é extremamente recomendado.

3 – Conhecer as principais especificidades dos telescópios e, com base nisso, fazer uma boa escolha.

4 – Divirtar-se a observar o céu noturno!

Espero que este guia tenha sido útil e o tenha ajudado a escolher um telescópio astronómico que se enquadre nas suas expetativas.

Se pretende ler este guia deste o início siga para a página inicial deste site: http://www.comprartelescopio.net.

Boas observações!